segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Bolo de Laranja

ó o detalhe do açucar ali em cima nham nham

 
Ainda tem alguem na duvida sobre minha paixão em ir pra cozinha preparar gordelicia para minhas formiguinhas?
Bolo de Laranja é um dos meus bolos preferidos. Amo demais. Tem gostinho de lanche da tarde, de prosa regada a cafezinho (ou chá).
A casa fica num perfume só e no dia em que eu preparei meu irmão chegou em casa dizendo que o cheirinho de bolo de laranja já estava no elevador!

Vamos a receita então?

Ingredientes
2 laranjas bem amarelinhas
2 ovos
1 xícara de óleo de girassol
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açucar
2 colheres (chá) de fermento

Para a calda
suco de uma laranja
2 colheres de sopa de açucar

Modo de Preparo
Unte e enfarinhe uma forma de furo no meio e preaqueça o forno.
Lave as laranjas muito bem lavadas, corte as duas pontas, parta em 4, retire toda a parte branca e as sementes, pique e coloque no liquidificador (com casca) junto com os ovos e o óleo. Bata esses três ingredientes no liquidificador até obter um creminho.
Despeje esse creme em uma tigela e junte o trigo e o açucar e mexa até misturar tudo. Acrescente o fermento.
Se achar que a massa ficou pesada coloque um pouco de suco de laranja.
Despeje a massa na forma que foi previamente untada e enfarinhada e leve ao forno para assar por 40 minutos em temperatura média por aproximadamente 40 minutos ou até que, ao enfiar um palito ele saia limpinho.
Desinforme o bolo frio.

Fazendo a calda
Derreta o açucar em fogo baixo.
Quado ele estiver liquido despeje o suco da laranja (vai fazer um barulho danado e vai endurecer, não se desespere é assim mesmo) mexa até virar uma calda (é só colocar um pinquinho na ponta dos dedos e ver se está grudando).

Depois que o bolo estiver desinformado, fure ele todo com um garfo (pode furar a vontade) e vá colocando a calda ainda quente. A idéia é de que a calda penetre no bolo.

Decore com açucar (se tiver de confeiteiro é melhor, eu coloquei cristal mesmo que era o que tinha aqui) e casca de laranja.

6 comentários:

Karine disse...

Morri!
Me promete que quando eu for a MG te visitar você me prepare esse bolo?
Olha, bolos de laranja e de banana são os meus preferidos, amiga!
#ficadica

hehehehehehhehehehe

Tábata disse...

:P Eu que agradeço!! Rs Huumm.. deve ser bom. No fim de semana fiz bolo de limão, a massa é aquela massa pronta de limão, e faço o creme de limão pra fazer a cobertura, fica bem gostoso. Já fez ou comeu?

Ana disse...

É um dos meus preferidos também! Adoro! Esse ficou lindo!

Anônimo disse...

ai gente, olha essa Carol deixando a gente com água na boca :( UAHUAHUA! seu bolo ficou com uma carinha de delícia *_* fiquei na vontade =\

:*

@viihrs
@SubindoNoSalto
subindonosalto.com

mychelle disse...

Ô delícia!

Duda - @cha_para_dois disse...

vou engordar, vou engordar...
ainda nem fiz o esquema do mousse de limão carolllllll rsrsrs