sexta-feira, 27 de agosto de 2010

SUPER desabafo





Há mais de um mês atrás fiz minha inscrição para um concurso muito específico de minha área e que aqui reservo-me o direito de não divulgar qual.
Basta saber que há mais de um ano estudo para isso, pois é minha meta na vida profissional

Bem, arrumei toda a documentação, paguei R$ 100,00 de inscrição (valor que não é devolvido em hipótese nenhuma), tirei foto com data, mandei SEDEX, tudo como o edital dizia.

De acordo com o edital do referido concurso, a inscrição se submete à análise do presidente da Comissão do Concurso (um Desembargador)  que poderá indeferir ou não a inscrição.
Sim...você paga, manda a documentação, declara sob as penas da lei que as informações prestadas são verídicas e apesar de tudo isso, ainda se submete ao consentimento da Comissão do Concurso para realizar ou não a prova. Ok..

Hoje saiu o resultado da análise.
Minha inscrição foi indeferida...
Li mil vezes até acreditar que realmente estava indeferida.
O motivo?? O motivo é que não comprovei minha nacionalidade, não apresentei um documento que comprovasse que sou brasileira, patropi, tupininquim.

Vejam bem, mandei a cópia autenticada da minha carteira da OAB (e o edital dizia que podia ser esse o documento), com foto, assinatura, numero de CPF e RG, nome do pai e mãe e enfim, todos os dados, inclusive o local onde nasci: Belém do Pará.

Agora me diz, me diz com sinceridade: existe outro lugar no universo que se chame Belém?? Sim, eu sei. Tem lá em Portugal..mas e Belém do Estado do Pará? Existe outro lugar homônimo e que não seja no Brasil?

Se eu nasci lá é porque eu não sou inglesa, nem portuguesa, nem italiana, nem angolana...e, tenho certeza, não sou francesa...je ne suis pas...Eu sou brasileira e meu cabelo não me deixa mentir. Mas parece que os senhores ilustres desembargadores do Tribunal blá blá blá estudaram muito Direito e esqueceram da geografia. 

Longe de serem razoáveis, querem que eu prove o óbvio: querem que eu demonstre que o Pará fica no Brasil e por ter nascido lá, sim! Oh, Céus, sou brasileira! 
♪Voa canarinho, voa!♪

Talvez os senhores desembargadores devem pensar que Belém do Pará é uma tribo nordica dos alpes suiços ali nos emirados arabes..só pode. Porque certamente o atlas geográfico deles é diferente do meu.

Tá, alguem pode querer me convencer de que errei no documento, deveria ter mandado a identidade, o RG mesmo...Ok. Vai lá na sua carteira e pega seu RG...pegou? Agora procura lá a sua nacionalidade...E ai? Achou? Pois é...nem no RG que é o documento oficial de identificação civil de qualquer brasileiro não consta essa informação. Sabe porque? Porque SÓ os brasileiros possuem. E a carteira da OAB segue a mesma lógica, tanto é que nela consta o numero do RG.
Claro que podem vir discutir comigo questões ligadas à aquisição de nacionalidade e bla bla bla, mas pensem...eu já declarei sob penas da lei que sou brasileira, mandei um documento que tem fé publica em todo território nacional onde consta o local que eu nasci...liga os fios..Tcharam, se eu nasci em Belém, no estado do Pará eu sou???
Paraguaia?!
Esse critério é, no mínimo, desarrazoado.

Tô desolada.
Tô triste.
Tô revoltada.
Tô sem sono 
Tô com vontade de me jogar no Rio Arrudas e só não faço isso porque minha pele vai estragar.

Sabe, é meio duro....tantas horas de estudo, tanta vontade, tanto esforço,...Acho que só minha mãe e a Katita (minha companheira das tardes debruçadas nos livros) sabem o quanto eu estudo...se contar com as aulas chego fácil há mais de 10 horas por dia estudando e de repente os caras nem sequer permitem que eu faça a prova...porque eu não provei que eu sou brasileira? Ou foi porque eles viram a minha foto? Ou foi porque eu sou de Belém e eles são uns neonazistas filhos da puta que não gostam de nortistas e nordestinos?

Eu nem consigo chorar, nem consigo me descabelar..tô meio zumbi..só sinto minha cabeça meio zonza como se estivessem assoprando no meu ouvido por horas...eu acho que se eu chorasse durante meia horinha seria melhor, mas eu não consigo...mergulhei numa apatia...to depressiva...não tô legal...eu não quero ver ninguem, não quero ouvir ninguem, e as coisas ficaram meio brancas sabe?

Fica passando um filminho na minha cabeça, fico pensando que merda de vida é essa, e a razão que me faz estar aqui depois de tantas coisas...porque a gente vem pra cá, pro mundo, pra vida..pra que? Às vezes parece tudo tão inutil...tão inutil...

Eu espero que eu durma e passe.
No fundo eu sei que vai passar...Eu sei que amanhã eu vou acordar, pegar minhas coisas, ir pra  aula, seguir correndo pro escritório, depois estudar mais trocentas horas com a Katita dormindo do lado da cadeira...a vida segue, outros editais virão...vai passar e eu vou passar no concurso e eu vou me lembrar disso e vou rir.

Já separei algumas fundamentações para meu recurso. Sim, eu vou recorrer e tal, claro...porque embora seja mais fácil pirar, ficar depressiva e querer morrer; o correto, o honrado, o melhor é lutar, é ir em frente, é recorrer dessa decisão de merda e continuar na luta...mas isso me dói, me doeu.
Só que eu sou brasileira meu caro desembargador que indeferiu minha inscrição, e sabe o que significa isso seu velho gagá de merda?! Eu não desisto nunca!
Eu vou passar e vou comprar uma passagem área para você que é pra você sair desse seu gabinetizinho frio e ir tomar sorvete de cupuaçú em Belém, lugar onde 30 graus é frio de lascar, e onde todo mundo é bem brasileiro como você, meu caro colega.

Me dói muito, me dói porque agora esfregaram na minha cara que não depende só de mim, não depende do meu esforço herculano, não depende não....Depende do humor dos caras...depende de coisas que eu não conheço, depende, como sempre, do sistema.

Ou talvez dependa sim...sei lá, talvez dependa da minha persistência...talvez alguem queira so me testar pra ver o quanto eu quero mesmo ser aquilo que eu digo que quero ser. E eu quero.

Já nem sei mais qual o sentimento que me toma.

Ai, desculpem esse post enorme e desolado e baixo astral, mas falar alivia dores emocionais, já dizia Shakespeare.

No fundo tô cantando pra mim mesma:♪Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem ou que seus planos nunca vão dar certo ou que você nunca vai ser alguém.♪

É isso...é claro que o sol vai voltar amanhã.

Obrigada por ler.

Beijos da Paraguaia :-)

4 comentários:

Micha Descontrolada disse...

eita, isso aí, não desista nunca e prove q é brasileira pra esse idiota aí. aff q raiva q me deu tb!!!
vai dar tdo certo, to aqui na torcida...
gente, q absrudo, nunca vi um concurso q tem q ser aprovado o seu direito de participar ou não..vixe!!!

Um ótimo fim de semana para você!!!!

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

Alice Voll disse...

Nossa, que filha da putagem! Eu compreendo a sua revolta, cara! Mas gente, a carteira de ID não comprova de onde a gente é? No teu caso, a de ID e da OAB, eu amo o Brasil, mas essas coisas que desanimam a gente, muita burocracia, muita enrolação e muita injustiça!
Mas é como vc mesma disse, vai que isso é só um teste, e ó, nesse vc vai passar, pq qndo a gente quer muito algo e corre atrás, como no seu caso, a gente consegue! Voce vai conseguir, estou torcendo MUITO por vc!
Força, te adoro MUITO!

Debzzz. disse...

Olá.
Tudo bem?
Poxa que injustiça. Essas coisas me deixam indignada. Tomara que dê tudo certo pra você.
Beijos

mms disse...

ai que chato, eu ficaria mto irritada tbm, mas aposto que um dia voc consegue o que quer